terça-feira, 29 de abril de 2008

LENÇO - Ondulações coloridas


Por norma, quando inicio o processo de pintura dum lenço, ou até muitas vezes de um quadro, não tenho uma ideia pré-definida do que vou fazer; por incrível que pareça, a seda branca, esticada no bastidor, inspira-me. Olho para o mostruário das cores e (duma forma geral) vem-me à ideia sempre qualquer coisa, sejam flores, paisagem, núvens, mar, sei lá, tanta e tanta coisa que me vem à cabeça e aí meto eu mãos à obra.

Foi o que sucedeu com este lenço. Passei com os olhos por um jornal onde tinha uma fotografia dum deserto, e apeteceu-me pintar umas dunas, onduladas, cor de areia, outras mais escuras em vermelho e porque não. o azul do céu também ser ondulado? A imaginação não tem limites, de facto, e eis que surtiu este efeito que me agradou imenso. Era mesmo isto que eu queria fazer!
(não disponível)

sábado, 19 de abril de 2008

Lenço - Azuis em fitas

O azul é uma cor de eleição para qualquer pessoa. É raro encontrar alguém que diga não gostar de Azul. Como não fujo à regra, também eu gosto desta cor, nos seus diversos tons, como o azul cobalto, ultramarino, turquesa, eléctrico, celeste, etc. e isto só para referir algumas das suas variantes.
Pintei este lenço em Crepe da China de 90 x 90 cm, em vários tons de azul, e alguns toques de rosa, sem um desenho muito definido, apenas algumas fitas sobre um fundo sombreado, com a barra num azul muito forte e escuro para se "sentir" o contraste. E como o resultado me agradou, e agora que o revejo continua a agradar, um dia destes vou fazer um outro dentro do mesmo género. Fica feita a pública promessa!
(não disponível)

sexta-feira, 11 de abril de 2008

LENÇO- Patchwork

Tal como muitas das minhas amigas da blogosfera e não só, também eu gosto deste género de trabalho que me merece o mais profundo respeito, pois considero-o deveras trabalhoso e para o fazer é necessária muita minucia, paciência e, claro, bom gosto. Como não é das minhas competências o patchwork, nem me sinto habilitada para tal, mas como gosto repito, um dia apeteceu-me fazer qualquer coisa parecida, mas evidentemente na pintura em seda.
Deu-me um certo trabalho, pois embora tendo desenhado primeiro o esquema tive depois de pintar os diversos motivos que inventei na hora, conforme a tinta ia fluindo e consoante o desenho ia aparecendo também. Mas, como sempre, o gosto que me deu fazê-lo, foi imenso!

Como ainda tenho a fotografia (não o lenço, esse já anda aí por esse Mundo fora...) decidi publicá-la.


quarta-feira, 2 de abril de 2008

LENÇOS - Flor Vermelha

Deixei o fundo em branco, neste Lenço de Seda Crepe da China de 90 x 90 cm, e pintei esta grande flor em vermelho, utilizando depois vários tons de cinzento e também pontos de vermelho para a folhagem.