sábado, 21 de fevereiro de 2009

Placa de Cerâmica - Pôr do Sol

Pois hoje não são nem crochés nem sedas. O que aqui mostro é igualmente uma das minhas paixões, que é a modelagem em barro, e sua consequente decoração.
Não tenho desenvolvido muito esta minha vertente, principalmente por manifesta incompatibilidade entre o barro e a Seda, como naturalmente se compreende. Tenho o meu atelier, mas o espaço não é muito grande e quando se trabalha em barro, tudo à volta fica "contaminado", pelas poeiras pelo próprio barro, etc. De modo que como tenho que optar e claro, a Seda é a minha paixão primeira, só de tempos a tempos é que faço o "gosto ao dedo" e lá vou meter a mão na massa, do barro, claro, e modelar qualquer coisa para a qual esteja inspirada. Fiz esta placa que depois do barro cozido pintei-a e à qual dei o título do Pôr do Sol. Tem muita côr, como eu gosto, aliás, e serve apenas e só para decoração.





domingo, 1 de fevereiro de 2009

QUADRO - A árvore

A natureza é sempre, para mim. fonte inesgotável de inspiração. Basta olhar em redor e vejo-me confrontada com tanta beleza natural que por vezes tenho dificuldade em escolher um tema para pintar.
Porém, alturas há em que olhando para um determinado ponto, no meu imaginário vislumbro de imediato como ficaria o objecto no qual o meu olhar se detém, pintado em seda. Foi o que sucedeu com esta árvore. Numa das minhas viagens, fazendo o trajecto Algarve-Lisboa depois de umas reconfortantes férias, e como venho sempre com quem me conduz, aproveitei para passear o olhar pela paisagem. Daí ter-me surgido no meu campo de visão esta árvore que me inspirou para, quando reiniciei os meus trabalhos no atelier, a ter pintado, como a tinha visto algures no Alentejo. Pelo menos foi o que me ficou na memória e que transpus para a seda Crepe da China, de 90 x 50 cm.
Como passado pouco tempo fiz uma exposição, houve alguém que também gostou da árvore e lá levou o quadro que hoje estará a embelezar uma qualquer parede, algures....

(não disponível)