domingo, 30 de janeiro de 2011

Lenço - DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES



Pintei este lenço há já largos anos, e no início deste meu blog tinha feito uma postagem para o mostrar. Só que gosto tanto dele que hoje, depois de ter andado a rebuscar as minhas fotografias mais antigas, vi esta que achei ser a altura ideal para a mostrar novamente pois a anterior não estava devidamente tratada.

E aqui está ele, com as honras que lhe são merecidas. Este lenço viajou até ao Brasil, para figurar numa exposição em Brasília sobre pintura em seda e cujo tema era os Descobrimentos Portugueses, tendo merecido rasgados elogios de quem visitou essa mesma exposição. É em Crepe da China e mede 90 x 90 cm.
(não disponível)






quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lenço - ARVORE AZUL EM CEU LARANJA



O pôr do sol confere sempre ao céu uns tons maravilhosos de laranja em qualquer parte do Mundo. E porque não haver um terreno que com os tons do sol e das árvores, se transforme em tons rosa e roxo? Tudo depende da nossa imaginação!
E foi o que me sucedeu quando pintei este lenço de Crepe Satin com 9o x 9o cm.
(não disponível)





terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lenço - CORAÇÕES EM ALVOROÇO

Um dia destes, que tinha como objectivo principal pintar um lenço, apeteceu-me fazer algo de diferente e inovador na forma de pintar. E sobre a seda branca, comecei â mão livre, a delinear folhas e flores em tons muito pálidos contrariando assim a minha tendência dos tons fortes, e conforme o trabalho ia avançando e tomando forma achei que o desenho se assemelhava, talvez pela singeleza e simplicidade dos motivos, aos nossos já famosos "Lenços dos Namorados".
E assim, dando continuidade a essa aparência que foi espontânea, sem ter ideia nenhuma pré-concebida, pintei uns coraçõezinhos espalhados por todo o lenço, e decidi dar-lhe o título de Corações em Alvoroço.
O resultado final foi este.